7 músicas que falam sobre a historia brasileira

A música sempre esteve presente em diversos aspectos do mundo, sendo capaz de registrar conflitos, características e fatos históricos de uma época. A música também diz muito sobre determinados povos e conta com ancestralidade, a história e a cultura de cada um deles.

Para nós,  brasileiros, que já vivenciamos muitos períodos difíceis e variados, esse fato com a música não poderia ser diferente. Por isso, conheça agora 7 músicas capazes de falar sobre a nossa história:

1. O Bêbado e o Equilibrista – Elis Regina

Durante a década de 60, o país viveu um momento de conflito político, quando os militares assumiram o poder e a ditadura militar foi instalada. Esse foi um período de muita revolta e censura, em que centenas de pessoas desapareceram, foram presas e assassinadas.

É possível identificar alguns medos e pensamentos da época através da música “O Bêbado e o Equilibristas”, cantada por Elis Regina. Apesar das censuras da época, a canção superou o sufoco e sobreviveu para relatar aquela época.

2. Apesar de você – Chico Buarque

Outra canção que também foi responsável por registrar o período de ditadura e também serviu como hino para as pessoas que lutavam contra o governo, foi “Apesar de você”, cantada por Chico Buarque.

Chico foi um grande símbolo de resistência contra o governo militar e conseguiu driblar a censura por diversas vezes com suas canções engenhosas.

3. Brasil – Cazuza

Um pouco mais a frente, tivemos o grande prazer de ser o berço do artista Cazuza, responsável por criar letras pensantes e de fazer pensar.

Com “Brasil”, o cantor revelava e questionava a estrutura econômica e política do país, indicando diversas irreularidades para as quais as pessoas faziam vista grossa.

4. índios – Legião Urbano

A banda Legião Urbana que contava com o cantor Renato Russo, do gênero Rock, também foi responsável por despertar questões interessantes entre o público.

Em “Índios”, a banda faz referência a nossa cultura desde o começo do país e questiona com críticas disfarçadas a visão de um bom selvagem.

5. O homem na estrada, Racionais Mc’s

Apesar de ser consideravelmente recente, se comparada as outras canções mencionadas, a música “O homem na estrada” de Racionais Mc’s também conta uma parte de nossa história.

A música retrata a vida real de quem vive nas favelas do Brasil, incluindo criticas ao governo e trazendo comentários sobre o sistema carcerário do país.

6. Reconvexo, Maria Bethânia

“Reconvexo” de Maria Bethânia é, na verdade, uma declaração de amor á nossa cultura. Isto porque, a artista queria levantar críticas sobre a adoração que os brasileiros possuem com o estrangeiro.

Em determinada época, alguns críticos de música estavam desvalorizando o trabalho de artistas como Caetano Veloso e endeusando aristas estrangeiros.

7. Anunciação, Alceu Valença

A música “Anunciação” de Alceu Valença traz uma grande valorização do simples e do belo, totalmente presente nas paisagens naturais do Brasil.

O artista traz menções simples da beleza de cada lugar, voltando a nossa atenção para as nossas riquezas naturais e para a cultura de desvalorização da pátria.