Como funciona o sistema de cotas?

Quem está estudando para realizar ou já realizou o Exame Nacional do Ensino Médio já deve ter ouvido falar sobre o sistema de cotas. Bem, este recurso está disponível para alguns estudantes e pode representar muitos benefícios para uma porcentagem da sociedade.

Nem todo mundo entende como funciona e qual o objetivo desse sistema, por isso, vamos explicar tudo passo a passo para você.

O Exame Nacional do Ensino Médio padronizou o ingresso do s estudante no nível superior. Para isto, é necessário que os participantes do exame se inscrevam no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) Estes são respectivamente responsáveis pelas universidades públicas e pelas universidades privadas.

Para garantir o ingresso em instituições do ensino superior, estes candidatos devem superar a nota de corte do curso selecionado. Essa nota é estabelecida pela pontuação da máxima dos candidatos inscritos.

E onde entra o sistema de cotas?

Agora que você já conferiu o funcionamento dos processos do Enem, é possível compreender o sistema de cotas. Este funciona como uma categoria dedicada as pessoas que preenchem cada um de seus requisitos.

Então, podemos dizer que é possível concorrer as bolsas do Enem como ampla concorrência e como participante de uma das cotas oferecidas pelo programa.

Quais os tipos de cota?

Alunos de escola pública

Esta cota será referente aos alunos que concluíram o ensino médio completo na rede pública de ensino ou na rede particular como bolsista integral. Estes requisitos são válidos para concorrer as cotas do SISU, já que para se inscrever no PROUNI esses são requisitos básicos.

Baixa renda

Essa categoria garante que estudantes de baixa e média renda possam ter as mesmas oportunidades de concorrência. Para o PROUNI, o estudante precisa ter até três salários mínimos se quiser aplicar para uma bolsa parcial e até um salário mínimo para a bolsa integral.

Cotas raciais

Já esta categoria de cota é destinado ao público declarado negro, pardo ou indígena. Possíveis comprovações da declaração podem ser requiridas.

Pessoa com deficiência

Uma porcentagem das vagas disponíveis também é destinada para o público que possua alguma condição especial, é a chamada cota para pessoa com deficiência.

Qual o objetivo das cotas?

A cota possui diversas propostas baseadas em anos de estudos sociais e econômicos. O maior de seus objetivos é promover a descaracterização da desigualdade social.

A proposta é a longo prazo e visa promover oportunidades para todas as pessoas. Assim, no futuro teremos profissionais de todas as classes e raças atuando igualmente no mercado.