O que acontece se eu não pagar meu IPTU?

Anualmente, o brasileiro que possui algum tipo de propriedade, seja um veículo ou imóvel, precisa cumprir com alguns valores obrigatórios. Chamamos esses valores de impostos e o não cumprimento dos mesmos pode acabar gerando algumas consequências indesejáveis para o devedor.

O imposto para quem possui um imóvel é chamado de IPTU e o seu pagamento é muito importante.

O que é o IPTU?

A sigla IPTU corresponde ao Imposto Predial e Territorial Urbano e diz respeito a todo e qualquer imóvel, seja uma sala comercial ou uma moradia, que esteja situado em território urbanizado.

O que é interessante mencionar quanto a este imposto é que, apesar do mesmo ser de teor obrigatório, algumas pessoas não precisam cumprir com ele.

Por isso, fica disponível o recurso denominado isenção IPTU 2020que pode ser acessado por algumas pessoas classificadas dentro das categorias de isenção do imposto.

Para saber se você pode solicitar a isenção do IPTU, vale a pena visitar a lista disponível com as categorias que têm direito ao benefício e entender como funciona o processo de solicitação.

Outro ponto interessante sobre o IPTU é que o seu valor pode variar bastante. Os principais fatores que influenciam no cálculo do imposto são os metros quadrados do imóvel, a localização e o estado em que está situado.

O que acontece se eu não pagar?

Você já está preparado para cumprir com o IPTU 2020Se não, vale a pena lembrar que o contribuinte devedor pode encontrar alguns problemas ao não pagar o imposto.

As consequências mais brandas que podem acontecer com quem deixa de cumprir com o valor estão relacionados justamente a problemas monetários.

Quem deixa de participar da arrecadação do IPTU estará sujeito a aplicação de multas, assim com a cobrança insistente do valor, o que pode ser um grande incômodo.

Como o IPTU é um valor oficial, o não cumprimento do mesmo pode fazer com que, não só o nome do proprietário, como o próprio imóvel sejam inscritos nos órgãos de inadimplência em pagamentos.

Em último caso, quando o contribuinte segue sem sanar a divida, o imóvel pode chegar a vir a leilão para que a pendência seja solucionada.

Por isso, o ideal é que você fique atento ao IPTU 2020 para não perder as datas e acabar com uma pendência crescente com o estado e que venha a solucionar o problema caso deixe de pagar.