Qual o processo para poder desfilar na Sapucaí?

Todo ano o público é contemplado pelo verdadeiro espetáculo que é o desfile de escolas de samba na Sapucaí. O evento é um show de beleza e criatividade, possuindo nomes ilustres e vozes famosas. Por isso, muita gente já se perguntou o que é necessário para pode desfilar junto a uma escola de samba.

O desfile na Sapucaí é um dos maiores eventos que acontecem no Carnaval brasileiro. Milhões são investido e o mundo inteiro fica de olho nesse acontecimento.

Cada apresentação na avenida durá entre 65 e 82 minutos. Por isso, os interessados precisam ter muita disposição e muito samba no pé.

Como você já deve saber, apenas escolas de samba podem participar do processo de desfile, sendo necessário estar oficialmente registrada e oficializada como uma fundação apta a desfilar na avenida.

Ou seja, para que qualquer interessado possa desfilar, é necessário antes se associar a uma das escolas de samba do Rio de Janeiro. Essas instituições funcionam o ano inteiro com projetos de arrecadações para financiar o desfila da escola no sambódromo.

Por isso, quem tem interesse em ir para a pista junto com a escola, pode escolher uma das associações representantes e entrar em contato com a sede para se tornar parte do grupo.

Antes mesmo de decidir para qual escola você irá aplicar, é preciso entender que o desfile de escola de samba possui várias pessoas atuando em alas diferentes.

Existe um equipe direcionada somente para a preparação dos carros alegóricos, decorações e figurinos. Algumas pessoas responsáveis por essa parte também vão à pista.

Além disso, há a equipe de músicos que estarão igualmente mostrando seus talentos para representar a escola na avenida. Você deve verificar em qual grupo de encaixa.

Para cada uma dessas categorias existirão exigências e essas particularidades dependem de cada fundação. Vale a pena conferir com a mesma.

Quem almeja representar a ala como madrinha ou rei de bateria, por exemplo, precisa corresponder a exigências de beleza, elegância e até fama. Mas para estes postos, geralmente, a própria escola decide e faz o convite às pessoas.

Se você possui o perfil para qual deseja aplicar o seu interesse, vale  apena conferir as possibilidades com a escola de samba que você mais se identificar. As possibilidades de participação são muitas e esta é uma grande oportunidade de contribuir com a comunidade da qual você faz parte.